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IMPORTANTE - PROBLEMAS NA TRANSIÇÃO DA GOLDEN CROSS PARA UNIMED RIO

Crescem as reclamações de usuários contra operadoras de planos de saúde Rosa Falcão - Diário de Pernambuco Antes de completar um ano da venda da carteira de planos de saúde individuais e familiares da Golden Cross para a Unimed-Rio, crescem as reclamações de usuários com dificuldades de atendimento na rede assistencial. Em Pernambuco, a Associação de Defesa dos Usuários de Planos de Saúde (Aduseps) entrou neste período de dez meses com 18 ações na Justiça contra a operadora, para garantir a realização de cirurgias e exames, além de assistência domiciliar (home care) e o fornecimento de remédios aos pacientes crônicos. A coordenadora jurídica da Aduseps, Karla Guerra, diz que o problema maior enfrentado pelos usuários da Unimed-Rio é a inadequação da rede assistencial. Segundo ela, as Unimeds atendem prioritariamente com rede própria. “Há também a exigência dos prestadores de uma autorização por escrito para liberar o atendimento. Em outros casos, a operadora autoriza o atendimento, mas nega o material e o medicamento”. Karla destaca que a carteira da Golden Cross que migrou para a Unimed-Rio é majoritariamente de idosos, os mais prejudicados. Defesa Em nota, a Unimed-Rio informou que vem trabalhando para oferecer uma transição tranquila aos clientes remanescentes da Golden Cross, estendendo por quase seis meses o atendimento em hospitais que não fazem parte de sua rede. De acordo com a operadora, os hospitais Memorial São José e Santa Joana se desligaram da rede por iniciativa própria, porque demostraram não terem interesse em permanecer atendendo os usuários remanescentes da Golden Cross. A operadora acrescentou que fez alguns ajustes na rede assistencial durante este período com a aprovação da Agência Nacional de Saúde (ANS). “Em relação aos processos judiciais, a Unidade de Mediação e Conciliação da Unimed-Rio vem trabalhando em parceria com a Aduseps em Pernambuco, com o objetivo de atingir a melhor solução em menor tempo, evitando a judicialização dos casos”. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou em nota que desde a transferência de carteira da Golden Cross para a Unimed-Rio, tem acompanhado de perto os pedidos de informações e as reclamações dos usuários relativas à modificação da rede e eventuais interrupções de tratamentos. De acordo com a nota, equipes da ANS realizaram diligências junto às operadoras, para minimizar possíveis transtornos causados aos beneficiários e verificar qualquer tipo de infração. Segundo a ANS, desde março deste ano observa-se a redução do Índice de Reclamações da Unimed-Rio.




30/08/2014


 
 
 
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