Untitled Document

Notícia Completa



Aplicativos mobile agilizam prática da telemedicina


Adotada em caráter excepcional pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Governo Federal enquanto durar a emergência na saúde pública, a Telemedicina visa desafogar o sistema de saúde e reduzir a disseminação do Coronavírus no País.

Com a orientação à distância por meio de tecnologias como vídeos, telefone e aplicativos, a população deixa de ir ao pronto-socorro físico, evitando a exposição desnecessária em meio à pandemia e corroborando para aliviar o atendimento presencial com a triagem virtual dos pacientes.

Além de ter ganhado espaço durante a quarentena, a prática já é uma preferência em outros países. Segundo a American Hospital Association, que representa mais de cinco mil hospitais nos Estados Unidos, aproximadamente 76% dos pacientes priorizam o acesso a esse tipo de tratamento substituindo consultas presenciais.

Ao que tudo indica, a experiência do público com a telemedicina durante o período da pandemia deve dar mais espaço à modalidade no Brasil, além de provocar uma discussão em torno de uma regulamentação definitiva. Há um potencial enorme para uma série de serviços, como orientações, consultas, exames, triagens e monitoramento de pacientes por vídeo, aplicativos, Realidade Virtual, entre outros.

A expectativa é que uma regulamentação definitiva ocorra no segundo semestre, uma vez que uma nova lei aprovada na Câmara e no Senado aguarda sanção presidencial. Mas, enquanto isso não ocorre, o desenvolvimento de aplicativos, neste primeiro momento de pandemia, atende com assertividade o quesito do teleatendimento em todas as camadas: hospitais e planos de saúde, médicos e pacientes.

Um aplicativo básico de teleatendimento deve permitir que os pacientes façam consultas médicas por vídeo a partir de telefone celular, tablet ou desktop. Tudo de uma maneira confortável, fácil e intuitiva, além de possibilitar agendamentos 24 horas nos 365 dias do ano.

É importante também que a ferramenta tenha integração com banco de dados para armazenar e permitir o acompanhamento do histórico do paciente em tempo real. Com essa providência, o médico acessa os registros de saúde do paciente durante as sessões de vídeo para ajudar no diagnóstico e tratamento dos pacientes com eficiência.

Após cada sessão online, o médico pode fazer um acompanhamento personalizado dos pacientes por meio de notificações por push, como lembretes de consulta, datas de prescrição expiradas ou vacinas que estejam prestes a expirar, entre outros. Além disso, pode compartilhar um resumo por e-mail com os pacientes, incluindo os principais aspectos discutidos durante a sessão para melhor aderência aos protocolos de tratamento.

No caso de planos de saúde ou clínicas particulares, a integração com os métodos e sistemas de cobrança online é outro ponto para adequar à ferramenta, o que irá permitir cobrar pela sessão de telemedicina ou ainda pela solicitação de medicamentos no próprio aplicativo, de acordo com as orientações dos médicos.

O Covid-19 balizou novas práticas de trabalho para muitas profissões. No caso da Medicina, as razões para investir em métodos de atendimento à distância estão atreladas à garantia de vidas. Por isso, a prática, que tinha certa resistência de regulamentação, começa a ganhar espaço neste cenário de pandemia. E, num futuro próximo, garantirá não só salvar vidas, como também a eficiência operacional aos hospitais, o melhor acesso a saúde, a economia de custos operacionais, a conveniência e o atendimento à demanda da sociedade pela Transformação Digital.

*Ricardo Recchi é country manager da Genexus Brasil


02/06/2020

 
 
   
 Documento sem título
   
 

 

 
 












 

REABERTURA DAS ATIVIDADES - 22/06/2020 - Ver_Completa...

Aplicativos mobile agilizam prática da telemedicina - 02/06/2020 - Ver_Completa...

Senado vota projeto que suspende reajuste de Remédios e Planos de Saúde - 02/06/2020 - Ver_Completa...

Hapvida é 1ª em ranking de relação com investidores da América Latina - 02/06/2020 - Ver_Completa...

AFFIX ATENDE OS CLIENTES HÁ 70 DIAS NO HOME OFFICE - 29/05/2020 - Ver_Completa...

QUALICORP ANUNCIA FUNDO PARA A AJUDA AOS CORRETORES IMPACTADOS PELA EPIDEMIA - 25/05/2020 - Ver_Completa...

A AMIL CEDE 3 HOSPITAIS A PACIENTES DE REDE PÚBLICA - 13/05/2020 - Ver_Completa...

HAPVIDA ABRE VAGAS DE EMPREGO NA ÁREA ASSISTENCIAL - 13/05/2020 - Ver_Completa...

AFFIX ATENDE OS CLIENTES NO AMBIENTE DIGITAL NA QUARENTENA - 13/05/2020 - Ver_Completa...

HAPVIDA FAZ SELEÇÃO DE ENFERMEIROS E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM - 06/04/2020 - Ver_Completa...

 
1158784

ESTRUTURAS DE VENDAS PARCEIRAS

 


ANÚNCIOS PATROCINADOS

                      

 

ALLCARE PERNAMBUCO - TRANSMISSÃO AO VIVO.
CONVIDADO MENEZES ZUNZUNZUM
AMILPERNAMBUCO - TRANSMISSÃO JUNINA
FABIANA BELCHIOR E ROSE VICTOR
MOMENTO ZUM 01
INAUGURAL
MOMENTO ZUM 02
PROGRAMA ESTRELAS HAPVIDA
Vídeo das Estrelas 2019
GRATIDÃO DA HAPVIDA
Mensagem de Cândido Júnior
HAPVIDA
INSTITUCIONAL 11/18
AMIL 40 ANOS
Vídeo da Nova Amil
HAPVIDA
Hospitais em Recife
25 ANOS DA HAPVIDA
Mensagem do Vice Presidente
25 ANOS DA HAPVIDA
Mensagem do Presidente
NIVER MENEZES ZUNZUNZUM
VÍDEO Max Behringer
HAPVIDA ODONTO
QUER SER UM VENDEDOR ?
AMIL CARTEIRA VIRTUAL
BRÁULIO BESSA MOTIVAÇÃO
NASCER BEM HAPVIDA
ENTREVISTA COM MENEZES
DANIEL GODRI


Ir para o FacebookIr para o Facebook